6 de outubro de 2012

Leitura Interpessoal


"Esse texto faz parte da blogagem coletiva promovida no Depois dos Quinze".

Nós sempre buscamos a capacidade de entender as pessoas sem precisar trocar muitas palavras. Gestos, inflexões da voz, os olhos, tudo revela uma parte da personalidade de quem está falando conosco. Mas pela primeira vez a humanidade tem a capacidade de se comunicar sem usar nenhuma dessas ferramentas, nem mesmo a voz. Apenas texto e a esperança de ser entendido corretamente.
Entender uma pessoa pela timeline dela, decifrar sentimentos por trás de um tweet; essas são as novas aspirações do mundo digitalizado. Isso não é necessariamente ruim, mas se mal entendidos e confusões acontecem na vida off-line, imaginem na online, em que cada um interpreta e lê como bem entende cada sílaba que o outro escreve?
Todos nós passamos os dias lendo nas redes sociais e blogs da vida, mas paramos para pensar se realmente interpretamos as coisas como elas são? Não deturpamos aos nossos preconceitos? Será que na velocidade da rede nós também podemos ser um pouco haters por simplesmente não prestar a devida atenção ao que lemos?
Por mais que a internet possa parecer mais um brinquedo e uma terra de ninguém, ela não é. Há pessoas por trás dos usernames, e por mais que haja sempre os haters, e todos aqueles idiotas que dedicam a vida a insultar os outros gratuitamente; existem também outras pessoas, gente normal e que só está ali se divertindo e aprendendo. Essas pessoas têm algo a dizer, pare e leia, com a mente aberta, leia com o coração. Imagine que está ouvindo dentro de você aquela voz contando uma pequena parte da vida dela. Aproveite esse pequeno conto, e o mais importante: Respeite-o!


Créditos da imagem: something unique (eu acho)

0 comentários:

Postar um comentário

Licença Creative Commons Palavras de Papel © 2011-2013 | Layout por Lua Albus | Tecnologia Blogger.