5 de agosto de 2012

Macarrão com molho de tomate caseiro


Queria começar dizendo que na verdade não fiz macarrão mesmo, mas sim massa de miojo (mais rápido e mais fácil, oi oi oi). Eu não sou muito dotada em cozinha, mas sei fazer uns molhos legais, mas sempre com o extrato de caixinha; dessa vez resolvi tentar fazer a massa de tomate caseira, apesar do risco de ficar com gosto de nada (meio como o que a minha avó faz, vish).

Comecei descascando e tirando as sementes do tomate (isso de ferver o tomate e depois tirar a pele não é pra mim), em seguida coloquei em uma panela e cozinhei (vi em alguns lugares que você pode fazer isso sem água nenhuma porque o tomate já é aguado, eu coloquei só umas duas colheres de sopa de água porque deu medo de colocar uma coisa sozinha na panela!).
Depois do tomate cozido (quando ele fica mais pálido e mais molengo já está no ponto) cortei em pedaços menores e triturei no mixer de alimentos. No fim fica uma pasta como de extrato de tomate mesmo, só que não tão vermelha, é claro. Reservei.
O tomate triturado, fica uma pastinha bem homogênea

Em seguida cozinhei a massa de miojo com uns pedacinhos de pimentão vermelho e sal, já que obviamente não ia usar o tempero em pó que vem na embalagem. Reservei.
O bom do pimentão é que dá uma cor, porque a massa em si é pálida feito a morte!

Refoguei no azeite de oliva um dente de alho em pedacinhos, manjericão seco, gengibre em pó e noz moscada em pó.

Depois de tudo refogadinho joguei em cima o molho já peneirado em uma paneira de furos mais ou menos largos (o que sobra na paneira é basicamente as sementes), dei uma mexida, atirei em cima da massa, reguei com azeite e pronto!
A cara pelo menos ficou boa!
Como dá pra ver, acabei fazendo pouco molho. Usei dois tomates não muito grandes, só para testar, então pra conseguir uma quantidade mais significativa é só usar mais tomates!
Garanto que o gosto ficou muito bom, e nem se percebe a diferença do molho de caixinha.

A receita de fato encontrei AQUI, mas fiz algumas mudanças, além de ter dado uma lidas nessas dicas AQUI.

0 comentários:

Postar um comentário

Licença Creative Commons Palavras de Papel © 2011-2013 | Layout por Lua Albus | Tecnologia Blogger.